A Capes pretende divulgar nova regulamentação para a oferta de mestrado e doutorado no modelo híbrido.

Segundo a presidente da Capes, a oferta nesse modelo não permitirá aulas assíncronas, aquelas gravadas que os estudantes podiam assistir a qualquer momento após a gravação, sem a presença do professor.

“O Brasil não pode continuar vendendo diploma. Ministrar um curso com aulas gravadas sem nenhum professor acompanhar, sem que haja nenhum tipo de interação síncrona”, afirmou a presidente da Capes, Denise Pires de Carvalho, referindo-se ao que ocorre frequentemente na graduação no País.” (Estadão, 05 dez. 2024)

O modelo híbrido que será divulgado será presencial com aulas e orientações a distância no modo síncrono (online), com interação com o professor ou orientador, usando as ferramentas zoom, teams, google meet entre outras.
As aulas síncronas serão consideradas como crédito e as aulas gravadas não.

“O professor pode até gravar e disponibilizar para o aluno assistir quantas vezes quiser, mas não pode contar para a carga horária”(Denise, presidente da CAPES).

Uma oportunidade para a oferta fora dos grandes centros. Hoje apenas o Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio (Cefet-RJ) oferece mestrado a distância com 40% das atividades presenciais, de orientação, pesquisa e aulas.

Detalhes na reportagem: https://www.estadao.com.br/educacao/mestrado-e-doutorado-nao-poderao-ter-aulas-gravadas-entenda-o-que-muda/